Você já pensou em qual seria o cenário ideal para esse dia tão importante? É, para muitos noivos e noivas a resposta não é simples e muitos fatores interferem na escolha, tais como crenças, orçamento, clima, deslocamento e datas. Alguns locais são tão famosos por suas cerimônias, que conseguir uma data pode ser difícil.

Por isso, é importante que essa escolha esteja entre as prioridades do casal, pois a partir do local é possível pensar na decoração, na festa, no mês do ano e outros detalhes que farão toda a diferença para que tudo esteja perfeito no casamento.

Separamos alguns dos locais mais buscados para a cerimônia de casamento e mostramos quais as vantagens e desvantagens deles. Confira as dicas e se inspire!

Casamento na praia: vantagens e desvantagens

Casar com uma paisagem paradisíaca é o sonho de muitos casais. Para os que amam sol e mar, nada melhor do que um casamento na praia com um lindo pôr do sol. Viver esse momento e estar em contato com a natureza torna a cerimônia ainda mais especial.

O problema é que nem tudo são flores. Existem vários pontos que podem fazer com que o casamento na praia não saia do jeito que os noivos imaginam.

A principal preocupação é o tempo. Mesmo com a ajuda de previsões, não é possível ter certeza de que o dia estará ensolarado e sem chuva. No dia, com chuva ou com sol, o casamento vai ter que acontecer, pois tudo já foi planejado e pago há muito tempo.

Por isso, muitos planejadores de casamento indicam sempre um plano B, como o uso de um salão ou tendas.
Outro fator muito importante é a luz e a pontualidade. Atrasos podem arruinar o casamento. Se a sua vontade é fazer uma festa com o pôr do sol, um atraso significa um casamento no escuro e mesmo com uma boa iluminação artificial, não será a mesma coisa.

Ou seja, o casamento na praia exige um esforço coletivo para que exista pontualidade, tanto dos convidados, madrinhas, padrinhos, equipe de organização, fotógrafos e noivos.

Além disso, na praia a umidade e o vento podem ser inimigos do penteado da noiva e convidados, além de poder levantar vestidos e estragar a decoração. Por isso, tudo isso deve ser levado em conta.

Enfrentando essas dificuldades e planejando bem, não há dúvidas de que o casamento na praia é único e muito especial. O contato com a natureza, a paisagem, o ar mais intimista e simples combinam muito com noivos que desejam ter uma união assim.

Confira algumas cerimônias feitas assim, com o pé na areia, e se inspire!

Casamento na praia com arco de flores

Inspiração de altar na praia

Casamento na praia na areia e de noite

Casamento na praia com decoração minimalista

Assento dos convidados na praia simples e confortável

Casamento no campo: vale a pena?

Assim como o casamento na praia, o casamento no campo é o objetivo de muitos casais que querem fugir do tradicional casamento na igreja ou apenas no cartório. Para quem ama estar em contato com a natureza, não há lugar melhor para oficializar uma união do que no campo.

A cerimônia de casamento em campo tem um charme único. A paisagem verde, o sol ou a lua, as árvores e flores em volta do casal deixam a festa ainda mais bonita.

Se a sua ideia é ter uma festa para poucas pessoas, mais intimista, ou uma grande celebração, essa é uma opção que se encaixa nos dois estilos.

O casamento no campo pode ser organizado em fazendas, chácaras e casas de campo que são alugadas para casamentos.
Escolher um local que é específico para cerimônias de casamento é uma boa estratégia por saber que o local terá estrutura para receber muitos convidados e um plano B, como a disposição de um salão ou um espaço com cobertura em caso de chuva ou vento muito forte.

Além disso, é possível pesquisar por fotos de outras cerimônias no local e ter uma ideia do que é possível fazer e se inspirar.

Algumas desvantagens são parecidas com as que podem ocorrer na praia. A chuva, o dia nublado, o sol extremamente forte e o vento pode atrapalhar bastante. O ideal é escolher uma época do ano em que a temperatura está mais agradável, conferir a previsão do tempo e também contar com a sorte.

Outro detalhe que pode chatear bastante os noivos e os convidados são os mosquitos. No verão, pernilongos e borrachudos são bem comuns e a picada pode estragar o momento. Em alguns casamentos no campo, a organização recomenda a disponibilização de repelentes, o que já ajuda bastante.

Tendo em mente todas as vantagens e os possíveis contratempos, basta se organizar muito bem e aproveitar o dia. O casamento no campo é lindo e as possibilidades de decoração, lembrancinhas, a combinação do vestido da noiva e o buquê com o ambiente são muitas.

Confira abaixo mais umas opções extremamente charmosas de casamentos no campo.

Casamento no campo com árvores decoradas

Arcos de flores

Casamento no campo de dia

Espaço dos convidados simples e com flores

Mesa de jantar dos noivos e convidados

Decoração rústica e romântica

Casamento no campo e música ao vivo